212 215 306
913 080 555


Visite-nos!

Aparelhos Fixos

Existem dois tipos de aparelhos, fixos e removíveis. Um aparelho ortodôntico fixo é constituído por pequenas peças coladas aos dentes, chamadas brackets. Estes já têm incorporada uma “ memória” de inclinação e angulação a dar aos dentes. Nos brackets encaixa um arco metálico, responsável pela aplicação da força sobre cada dente. Os aparelhos fixos podem ser metálicos ou cerâmicos. A avaliação e prescrição do aparelho indicado para si dependem do estudo ortodôntico prévio.
Aparelhos fixos convencionais: Os arcos metálicos encaixam nos brackets sendo "presos" por meio de ligaduras de diferentes cores.

Aparelhos fixos autoligados: Existe uma "tampa" que fecha o arco nos brackets, não sendo necessária a colocação de elásticos. Segundo alguns estudos, no sistema autoligado existe uma menor fricção entre o bracket e o arco, pelo que se conseguem movimentos mais rápidos.

Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

Após a colocação do aparelho fixo são necessárias em média de 18 a 24 consultas de controlo mensal. Apesar de muitas vezes se conseguir o alinhamento da coroa dos dentes ao fim de 4- 6 meses de controlo, é necessário continuar o tratamento para colocar as raízes paralelas e resolver as relações transversais, verticais e ântero-posteriores entre a arcada dentária superior e inferior.

Aparelho de contenção. Porque é necessário?

Depois de terminar o tratamento fixo é necessário um aparelho de contenção. Como o nome indica serve para conter a estabilidade alcançada na fase anterior e diminuir a possibilidade de recidiva. O tempo de contenção é variável. Por norma nos dentes inferiores é colocado um aparelho de contenção fixo, por dentro, na face lingual dos dentes anteriores e no maxilar superior usa-se um aparelho removível . As consultas de controlo destes aparelhos são normalmente de 6 em 6 meses nos primeiros 2 anos após retirar o aparelho fixo, passando a anuais nos anos seguintes.