212 215 306
913 080 555


Visite-nos!

O Cancro Oral

O cancro oral é o conjunto de tumores malignos que afectam qualquer tecido da cavidade oral (dos lábios à faringe, incluindo as amígdalas). A sua localização mais comum é no pavimento da boca e na língua. O cancro oral é o sexto mais frequente a nível mundial. É mais frequente nos homens, acima dos 45 anos de idade, aumentando consideravelmente até aos 65 anos.
Os factores de risco incluem o tabaco, bebidas alcoólicas, infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), traumatismos crónicos e imunodeficiência.
Uma nova lesão com mais de 3 semanas de evolução deve ser avaliada.
Os carcinomas da cavidade oral podem manifestar-se como uma mancha, geralmente branca ou avermelhada, uma massa endurecida ou uma úlcera persistente que não cicatriza. A maior parte das lesões não apresentam sintomas na sua fase inicial, tornando-se progressivamente dolorosas.
O Médico Dentista, pelo contacto regular com os seus doentes, encontra-se numa posição privilegiada para contribuir para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro oral. A Risoral tem um Médico Dentista que faz o despiste de lesões encaminhadas pelo seu Médico de Família através do Cheque Dentista de rastreio do cancro oral.
Numa consulta de rastreio, procede-se ao exame visual e palpação de todas as estruturas orais e anexas à cavidade oral. Podem ainda ser solicitadas radiografias e outros exames complementares de diagnóstico. Quando uma lesão suspeita é observada, a biopsia da mesma poderá ser aconselhada, permitindo a obtenção de um diagnóstico histológico concreto.
Devem ser realizadas visitas regulares ao Médico Dentista que permitam um diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas. Quando diagnosticado precocemente, a percentagem de sobrevivência ao fim de 5 anos pode atingir os 90%.