212 215 306
913 080 555


Visite-nos!

Periodontologia

A Periodontologia é a especialidade da Medicina Dentária dirigida à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afectam o periodonto. O periodonto é o conjunto de estruturas responsáveis pela firmeza dos dentes nos maxilares. Incluem a gengiva, o ligamento periodontal, e o osso que envolve a raiz dos dentes.
Para além das cáries dentárias a perda de dentes em adultos deve-se à existência de doença periodontal.
As doenças periodontais dividem-se em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.
Numa primeira fase as bactérias causam apenas inflamação da gengiva e consequentemente uma gengivite. Se esta situação inicial não for resolvida as bactérias podem também atingir o osso e, nessa altura, causar uma periodontite.
Na periodontologia são feitas várias consultas onde se procede inicialmente a um diagnóstico e de seguida a rigorosos e cuidados procedimentos de destartarização e alisamento das raízes dos dentes de forma a remover todas as bactérias que se encontram na sua superfície. Quando a doença se encontra mais avançada pode ser necessário recorrer a pequenas intervenções cirúrgicas mediante a utilização de anestesia local.
Se as doenças periodontais não forem tratadas os dentes perdem o seu suporte, começam a abanar, podendo mesmo cair sozinhos (imagine uma árvore em que as raízes não têm suporte de terra).
Actualmente há vários estudos relacionando a doença periodontal com a maior incidência de doenças cardiovasculares e de diabetes pelo que o seu diagnóstico e prevenção são fundamentais.
O acompanhamento periódico é fundamental pois estas doenças são crónicas e têm uma tendência à recidiva.




Gengivite

Periodontite