212 215 306
913 080 555


Visite-nos!

Cheque Dentista

O que são os cheques-dentista?
Os cheques-dentista são guias do SNS que dão acesso a um conjunto de cuidados de medicina dentária nas áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento.


Quem pode ser beneficiário destes cheques?
O Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNPSO) tem estado a ser actualizado e há data de Novembro/2014 proporciona acesso aos cuidados de saúde oral a cinco segmentos populacionais:
• Crianças e jovens (com idade inferior a 16 anos)
• Grávidas
• Idosos (beneficiários do complemento solidário para idosos utentes do SNS)
• Doentes com a infeção VIH/sida
• No âmbito de intervenção precoce de cancro oral


Para beneficiar das consultas de medicina dentária, o que devo fazer em primeiro lugar?
Deve dirigir-se ao centro de saúde. O médico assistente pode decidir encaminhá-lo(a) para a saúde oral e, nesse caso, disponibiliza-lhe o primeiro cheque-dentista.


Posso escolher o estomatologista/médico dentista?
Os utentes beneficiários têm liberdade de escolha do prestador de entre os médicos estomatologistas e médicos dentistas aderentes. A Risoral aderiu a este programa desde a primeira hora proporcionando aos utentes um serviço de alta qualidade. Depois de escolhido o médico-dentista e iniciado o tratamento não poderá mudar de médico entre consultas. Ligue para a Risoral e marque a sua consulta.


Como ter acesso aos cheques?
Crianças e jovens
O 1º cheque-dentista das crianças e dos jovens com idade inferior a 16 anos é entregue, na escola, aos encarregados de educação dos alunos seleccionados pelo higienista oral do Centro de Saúde.
Restantes segmentos
O cheque-dentista ser-lhe-á entregue no Centro de Saúde no dia da consulta ou mais tarde ou, ainda, enviado pelo correio.
Poderão ser emitidos cheques-dentista subsequentes dependente da necessidade de mais tratamentos desde que previstos e fundamentados no plano de tratamento estabelecido na primeira consulta.


A quantos cheques é possível ter acesso? E a que se destina?
Crianças e jovens
Aos 7 anos – 2 cheques-dentista
Aos 10 anos – 2 cheques-dentista
Aos 13 anos – 3 cheques-dentista
O 1º cheque-dentista destina-se ao tratamento ou à aplicação de selantes de fissuras em 2 dentes.
Caso os médicos da Risoral considerem a necessidade de mais tratamentos, pode ser emitido um 2º cheque-dentista. No caso dos 13 anos poderá ser emitido ainda um 3ºcheque.
Existe um programa especial para crianças com 6 anos ou menos e que apresentem situações de saúde oral muito graves. A avaliação é efectuada ao nível do Centro de Saúde no âmbito do Programa de saúde Infantil.
Grávidas
Pode utilizar, no máximo, 3 cheques-dentista por gravidez.
Idosos (beneficiários do complemento solidário para idosos utentes do SNS)
Pode utilizar, no máximo, 2 cheques dentista.


Que tratamentos estão contemplados neste projeto?
Estão previstos tratamentos preventivos, restaurações, desvitalizações, extrações, destartarizações e alisamentos radiculares.


Os cheques pagam todo o tipo de tratamentos?
Os cheques pagam os tratamentos que o estomatologista/médico dentista considerar necessário efetuar, desde que incluídos no plano de tratamentos. Por exemplo os implantes e as próteses dentárias não estão incluídas nos tratamentos comparticipados pelo programa.


Os cheques podem ser considerados como um complemento para pagamento de tratamentos?
Não, os cheques destinam-se sempre a pagar a totalidade dos atos previstos no plano de tratamento estabelecido na primeira consulta pelo estomatologista/médico dentista.


Os cheques podem ser utilizados para pagamento de próteses?
Não podem. No entanto, os beneficiários do complemento solidário para idosos têm direito a benefícios adicionais de saúde, que incluem, entre outros, o reembolso financeiro de até 75% da despesa na aquisição e reparação de próteses dentárias removíveis, com um limite máximo de 250 euros, por cada período de três anos.


Devo assinar os cheques?
Sim, deve assinar os cheques para conformar a realização dos respetivos tratamentos.
No caso de criança ou jovem com idade inferior a 16 anos, deve ser a assinatura do encarregado de educação ou da pessoa que, em sua representação, o(a) acompanhe à consulta.


Se não souber assinar, como faço?
Comprova a realização dos tratamentos através da sua impressão digital.


Os cheques podem ser cancelados?
Sim, os cheques podem ser cancelados nas seguintes situações:
• Por vontade própria;
• Por ter sido ultrapassada a data de validade;
• Por faltar a duas consultas sem aviso prévio;
• Por deixar de beneficiar do complemento solidário para idosos.
Não hesite em contactar-nos. Marque já a sua consulta. Temos uma equipa de simpáticas, competentes e experientes médicas-dentistas prontas para o(a) ajudar e aconselhar.