212 215 306
913 080 555


Visite-nos!

Tipos de Análises Clínicas

Tipos de ANÁLISES CLÍNICAS que se podem obter na Risoral:


ALERGOLOGIA
Através de testes específicos efetuados no sangue do doente, diagnosticamos qual é o alergénio ou conjunto de alergénios, responsáveis pelas manifestações alérgicas. Por ser um teste quantitativo, é útil também na adoção de medidas profiláticas e terapêuticas adequadas, além de servir para a monitorização da eficácia e da adesão ao tratamento. Efetuamos despiste de alergénios relacionados com alimentos de origem vegetal, carnes, leite e derivados, ovo e derivados, peixe, marisco e moluscos, pólens de plantas, árvores, ervas, epitélios de animais, insetos, fungos, ácaros, fármacos, etc. Efetuamos ainda Painéis Multirast em que são despistados numa só analise alergias para diversos grupos de agentes acima referidos

AVALIAÇÃO DO RISCO PRÉ-NATAL
Através de testes específicos efetuados no sangue do doente, diagnosticamos qual é o alergénio ou conjunto de alergénios, responsáveis pelas manifestações alérgicas. Por ser um teste quantitativo, é útil também na adoção de medidas profiláticas e terapêuticas adequadas, além de servir para a monitorização da eficácia e da adesão ao tratamento. Efetuamos despiste de alergénios relacionados com alimentos de origem vegetal, carnes, leite e derivados, ovo e derivados, peixe, marisco e moluscos, pólens de plantas, árvores, ervas, epitélios de animais, insetos, fungos, ácaros, fármacos, etc. Efetuamos ainda Painéis Multirast em que são despistados numa só analise alergias para diversos grupos de agentes acima referidos. Um teste de avaliação do risco pré-natal consiste num conjunto de análises e/ou dados ecográficos, que permitem calcular o risco de ter um bebé com uma determinada anomalia (trissomia 21, trissomia 18, trissomia 13 e defeito do tubo neural). O conhecimento desse risco pode ajudar a futura mãe a decidir se quer ou não fazer testes de diagnóstico específicos, para a obtenção de uma resposta “definitiva” sobre a existência ou não desse problema. Um risco representa a probabilidade de determinado acontecimento ocorrer. Por exemplo, quando dizemos que o risco de Síndrome de Down numa gravidez é de 1 em 250, queremos dizer que em 250 grávidas com esse risco, é de esperar que 1 tenha um bebé com Síndrome de Down.

BIOLOGIA MOLECULAR
A Biologia Molecular consiste principalmente em estudar as interpretações entre vários sistemas da célula, partindo da relação entre o DNA, o RNA e a síntese de proteínas, e o modo como essas interacções são reguladas. Através destas metodologias, podemos agir nas mais diversas áreas, como por exemplo, diagnosticar com toda a segurança agentes infecciosos e proceder à sua quantificação (ex.: carga viral), despistar doenças metabólicas, doenças hereditárias, etc.

ENDOCRINOLOGIA
A Endocrinologia estuda as glândulas endócrinas e as suas doenças, a diabetes, a nutrição e as doenças do metabolismo. As glândulas endócrinas incluem o hipotálamo, a hipófise, a tiroide, as paratiroides, o pâncreas, os ovários, os testículos, a supra-renal e outros tecidos que podem produzir hormonas, como o tecido gordo, os pulmões, os intestinos. Nos Laboratórios Euromedic são doseadas por técnicas de quimioluminescência e radioimunoensaio, todas as análises hormonais.

HEMATOLOGIA
A Hematologia abrange todos os aspectos relacionados com o estudo do sangue e das suas doenças. Na hematologia laboratorial, doseamos, estudamos e caracterizamos os elementos figurados do sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas), procedemos ao estudo das anemias e hemoglobinopatias, ao estudo completo da Coagulação e de todas as proteínas e fatores associados e ainda ao estudo da Imunohematologia.

IMUNOLOGIA
A Imunologia abrange todas as áreas da Medicina relacionadas com o equilíbrio do organismo e com todos os mecanismos de defesa contra qualquer agente externo ou interno que venha perturbar esse equilíbrio. Assim, detetamos a presença de antigénios (substância estranha que induz uma resposta imune) e anticorpos (proteínas do soro que reagem com uma substância estranha). Por vezes, é o próprio organismo que produz esses agentes agressores (doenças autoimunes). Em resumo, estudamos, detetamos e quantificamos, a resposta do organismo a agentes patogénicos, através de células do sistema imunitário.

MICROBIOLOGIA
Permite a deteção, identificação e quantificação nos diversos produtos biológicos (sangue, urina, fezes, expectoração e outros líquidos orgânicos), de bactérias, fungos e parasitas. Através de métodos avançados de diagnóstico, incluindo a Biologia Molecular, identificamos os microrganismos responsáveis no mais curto prazo e fornecemos antibiogramas específicos que irão permitir combater a infeção provocada por esse agente.

QUÍMICA ANALÍTICA
Estuda e analisa a química dos processos biológicos que ocorrem ao nível do organismo. Efetuamos o doseamento de todas as proteínas, glúcidos e lípidos, vitaminas e sais minerais, permitindo avaliar e monitorizar o regular funcionamento de todos os órgãos e sistemas. Ainda nesta área, efetuamos, entre outras, a monitorização de fármacos, despiste e doseamento de drogas de abuso, doseamento de metais e marcadores tumorais.

TESTE DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
Num simples exame de sangue, testamos a compatibilidade com o organismo do doente, de 200 alimentos (verduras e hortaliças, legumes, cereais e grãos, especiarias e ervas, derivados lactose e ovo, frutos secos, carne, peixe e marisco, frutos diversos, conservantes e aditivos) permitindo assim um conhecimento dos alimentos a evitar consumir.