CHEQUE DENTISTA
O que são os cheques-dentista?
Os cheques-dentista são guias do SNS que dão acesso a um conjunto de cuidados de medicina dentária nas áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento.
Quem pode ser beneficiário destes cheques?
O Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNPSO) tem estado a ser actualizado e há data de Novembro/2014 proporciona acesso aos cuidados de saúde oral a cinco segmentos populacionais:
– Crianças e jovens (com idade inferior a 16 anos)
– Grávidas
– Idosos (beneficiários do complemento solidário para idosos utentes do SNS)
– Doentes com a infeção VIH/sida
– No âmbito de intervenção precoce de cancro oral
Para beneficiar das consultas de medicina dentária, o que devo fazer em primeiro lugar?
Deve dirigir-se ao centro de saúde. O médico assistente pode decidir encaminhá-lo(a) para a saúde oral e, nesse caso, disponibiliza-lhe o primeiro cheque-dentista.
Posso escolher o estomatologista/médico dentista?
Os utentes beneficiários têm liberdade de escolha do prestador de entre os médicos estomatologistas e médicos dentistas aderentes. A Risoral aderiu a este programa desde a primeira hora proporcionando aos utentes um serviço de alta qualidade. Depois de escolhido o médico-dentista e iniciado o tratamento não poderá mudar de médico entre consultas. Ligue para a Risoral e marque a sua consulta.
Como ter acesso aos cheques?
– Crianças e jovens
O 1.º cheque-dentista das crianças e dos jovens com idade inferior a 16 anos é entregue, na escola, aos encarregados de educação dos alunos seleccionados pelo higienista oral do Centro de Saúde.
– Restantes segmentos
O cheque-dentista ser-lhe-á entregue no Centro de Saúde no dia da consulta ou mais tarde ou, ainda, enviado pelo correio.
Poderão ser emitidos cheques-dentista subsequentes dependente da necessidade de mais tratamentos desde que previstos e fundamentados no plano de tratamento estabelecido na primeira consulta.
A quantos cheques é possível ter acesso? E a que se destina?
– Crianças e jovens
Aos 7 anos há 2 cheques-dentista
Aos 10 anos há 2 cheques-dentista
Aos 13 anos há 3 cheques-dentista
O 1.º cheque-dentista destina-se ao tratamento ou à aplicação de selantes de fissuras em 2 dentes.
Caso os médicos da Risoral considerem a necessidade de mais tratamentos, pode ser emitido um 2.º cheque-dentista. No caso dos 13 anos poderá ser emitido ainda um 3.º cheque.
Existe um programa especial para crianças com 6 anos ou menos e que apresentem situações de saúde oral muito graves. A avaliação é efectuada ao nível do Centro de Saúde no âmbito do Programa de saúde Infantil.
– Grávidas
Pode utilizar, no máximo, 3 cheques-dentista por gravidez.
– Idosos (beneficiários do complemento solidário para idosos utentes do SNS)
Pode utilizar, no máximo, 2 cheques dentista.
Que tratamentos estão contemplados neste projeto?
Estão previstos tratamentos preventivos, restaurações, desvitalizações, extrações, destartarizações e alisamentos radiculares.
Os cheques pagam todo o tipo de tratamentos?
Os cheques pagam os tratamentos que o estomatologista/médico dentista considerar necessário efetuar, desde que incluídos no plano de tratamentos. Por exemplo os implantes e as próteses dentárias não estão incluídas nos tratamentos comparticipados pelo programa.
Os cheques podem ser considerados como um complemento para pagamento de tratamentos?
Não, os cheques destinam-se sempre a pagar a totalidade dos atos previstos no plano de tratamento estabelecido na primeira consulta pelo estomatologista/médico dentista.
Os cheques podem ser utilizados para pagamento de próteses?
Não podem. No entanto, os beneficiários do complemento solidário para idosos têm direito a benefícios adicionais de saúde, que incluem, entre outros, o reembolso financeiro de até 75% da despesa na aquisição e reparação de próteses dentárias removíveis, com um limite máximo de 250 euros, por cada período de três anos.
Devo assinar os cheques?
Sim, deve assinar os cheques para conformar a realização dos respetivos tratamentos.
No caso de criança ou jovem com idade inferior a 16 anos, deve ser a assinatura do encarregado de educação ou da pessoa que, em sua representação, o(a) acompanhe à consulta.
Se não souber assinar, como faço?
Comprova a realização dos tratamentos através da sua impressão digital.
Os cheques podem ser cancelados?
Sim, os cheques podem ser cancelados nas seguintes situações:
– Por vontade própria;
– Por ter sido ultrapassada a data de validade;
– Por faltar a duas consultas sem aviso prévio;
– Por deixar de beneficiar do complemento solidário para idosos.
Não hesite em contactar-nos. Marque já a sua consulta. Temos uma equipa de simpáticas, competentes e experientes médicas-dentistas prontas para o(a) ajudar e aconselhar.

MORADA
Av. Vasco da Gama nº11, 2840-745 Seixal
CONTACTOS
Telefone: 212 215 306
Telemóvel: 913 080 555
Email: clinicarisoral@gmail.com
HORÁRIO
Dias úteis das 8:00h às 21:00h
Sábados das 9:00h às 13:00h