Medicina Dentária
Ortodontia
Dentro da Medicina Dentária a Ortodontia dedica-se ao estudo e tratamento das anomalias da posição dos dentes e maxilares. Apesar da maioria dos pacientes procurarem o tratamento por motivos estéticos, o objectivo do tratamento é a resolução não só da estética dentária e facial mas dar ao paciente uma estabilidade da articulação entre os dentes superiores e inferiores, de forma a haver proteção contra traumatismos dentários e distribuição das forças mastigatorias, aumentando a longevidade dos dentes e protegendo a articulação têmporo-mandibular.
Odontopediatria
A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que estuda e promove a saúde oral infantil. Tem como principal objectivo o tratamento e manutenção da dentição, bem como a intercepção de determinadas más posições dentárias para que os pequenitos cheguem à idade adulta saudáveis do ponto de vista oral. As crianças não podem ser consideradas adultos pequenos, necessitando de uma abordagem específica e adequada a cada etapa do seu desenvolvimento.
Estética Dentária
O sorriso é a expressão da alma. A estética do sorriso consiste na harmonia entre dentes naturais e cerâmicos, entre as linhas do sorriso e a face. A Medicina Dentária tem hoje ao seu alcance inúmeras ferramentas e técnicas para o deixar com um sorriso o mais natural possivel
Implantologia
A Implantologia é a área da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários. Os implantes dentários são estruturas efectuadas em titânio puro, por ser biocompatível, por forma a não provocar rejeição ou alteração indesejável no corpo humano. São colocados na maxila ou na mandíbula, fazendo a função das raízes perdidas- ou seja é como se fosse uma nova raiz de um dente. Servem para a substituição de um dente (implante unitário) ou como pilares de suporte de pontes fixas ou removíveis e de próteses parciais ou totais.
Prostodontia (Próteses)
Esta área da Medicina Dentária permite a substituição de dentes anteriormente perdidos e, consequentemente, a estética e a função. Para além dos implantes, a substituição de dentes perdidos pode ser feita através de soluções fixas ou removíveis. As soluções fixas são, sem dúvida, a melhor solução de tratamento para recuperar dentes perdidos permitindo uma estética e função excelentes, aumentando a segurança e auto-estima dos doentes. Dentro das soluções fixas temos as coroas e pontes. Quando temos um dente em que a coroa não tem possibilidade de reabilitação mas a raiz está em condições pode efectuar-se uma coroa dentária, em porcelana, a que muitos pacientes chamam pivot.
Cirurgia Oral
Esta especialidade trata todos os actos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes sem possibilidade de recuperação, dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos e dentes supra-numerários. Diagnostica e trata lesões da região da cabeça e do pescoço como quistos e tumores que tenham envolvimento com as estruturas orais.
Medicina Oral
A Medicina Oral é a área da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias dos tecidos moles (gengivas e mucosas) e duros (dentes e ossos) da cavidade oral.
Entre as lesões temos as doenças das glândulas salivares, os quistos e tumores da região maxilofacial, ou lesões mais simples como as aftas ou herpes.
Quando uma lesão suspeita é observada, a biopsia da mesma poderá ser aconselhada, permitindo a obtenção de um diagnóstico histológico concreto.
Actualmente começam a ser publicados estudos que comprovam a relação entre as doenças da boca com uma maior incidência de doenças cardíacas, doenças inflamatórias do intestino e doenças inflamatórias osteoarticulares.
Higiene Oral
A Higiene Oral é a valência que se dedica ao diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais.
Oclusão
A oclusão dentária é a forma como os dentes se encaixam entre si. Podemos ter uma arcada superior e inferior bem alinhadas, mas se não se articularem de forma correcta teremos uma má-oclusão. É esta oclusão ideal que faz com que haja uma correcta função de mastigação, fonação, deglutição e estética.
A má-oclusão dentária pode levar à alteração de uma ou todas estas funções , ou, nalguns casos, à disfunção da articulação temporo-mandibular(DTM).
A DTM é a afecção resultante do funcionamento anormal dos músculos da mastigação, da articulação têmporo-mandibular (ATM), de estruturas associadas ou ambas. Pode provocar dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares (estalidos), zumbidos, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação.
Uma das doenças que pode causar DTM é o Bruxismo (ranger os dentes).
Periodontologia
A Periodontologia é a especialidade da Medicina Dentária dirigida à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afectam o periodonto. O periodonto é o conjunto de estruturas responsáveis pela firmeza dos dentes nos maxilares. Incluem a gengiva, o ligamento periodontal, e o osso que envolve a raiz dos dentes.
Medicina Dentária do Sono
A Medicina Dentária do sono é uma especialidade médica interdisciplinar que procura o diagnóstico e tratamento das patologias do sono sendo a primeira linha de intervenção na prevenção e diagnóstico dos distúrbios do sono.