MEDICINA ORAL

A Medicina Oral é a área da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias dos tecidos moles (gengivas e mucosas) e duros (dentes e ossos) da cavidade oral.
Entre as lesões temos as doenças das glândulas salivares, os quistos e tumores da região maxilofacial, ou lesões mais simples como as aftas ou herpes.
Quando uma lesão suspeita é observada, a biopsia da mesma poderá ser aconselhada, permitindo a obtenção de um diagnóstico histológico concreto.
Actualmente começam a ser publicados estudos que comprovam a relação entre as doenças da boca com uma maior incidência de doenças cardíacas, doenças inflamatórias do intestino e doenças inflamatórias osteoarticulares.

CANCRO ORAL

O cancro oral é o conjunto de tumores malignos que afectam qualquer tecido da cavidade oral (dos lábios à faringe, incluindo as amígdalas). A sua localização mais comum é no pavimento da boca e na língua. O cancro oral é o sexto mais frequente a nível mundial. É mais frequente nos homens, acima dos 45 anos de idade, aumentando consideravelmente até aos 65 anos.
Os factores de risco incluem o tabaco, bebidas alcoólicas, infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), traumatismos crónicos e imunodeficiência.
Uma nova lesão com mais de 3 semanas de evolução deve ser avaliada.
Os carcinomas da cavidade oral podem manifestar-se como uma mancha, geralmente branca ou avermelhada, uma massa endurecida ou uma úlcera persistente que não cicatriza. A maior parte das lesões não apresentam sintomas na sua fase inicial, tornando-se progressivamente dolorosas.
O Médico Dentista, pelo contacto regular com os seus doentes, encontra-se numa posição privilegiada para contribuir para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro oral. A Risoral tem um Médico Dentista que faz o despiste de lesões encaminhadas pelo seu Médico de Família através do Cheque Dentista de rastreio do cancro oral.
Numa consulta de rastreio, procede-se ao exame visual e palpação de todas as estruturas orais e anexas à cavidade oral. Podem ainda ser solicitadas radiografias e outros exames complementares de diagnóstico. Quando uma lesão suspeita é observada, a biopsia da mesma poderá ser aconselhada, permitindo a obtenção de um diagnóstico histológico concreto.
Devem ser realizadas visitas regulares ao Médico Dentista que permitam um diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas. Quando diagnosticado precocemente, a percentagem de sobrevivência ao fim de 5 anos pode atingir os 90%.

MAU HÁLITO (HALITOSE)

Na maioria dos casos o mau hálito (halitose) tem origem na cavidade oral, no entanto pode ser o primeiro sinal de uma causa sistémica.
As causas orais incluem a má higiene oral, existência de cáries, doenças das gengivas, infecções orais, próteses com má higiene, diminuição do fluxo salivar e cancro oral.
Actualmente começa a haver evidência que associa a presença de certas bactérias, produtoras de enxofre, a determinado tipo de mau hálito. Estas bactérias também podem estar na língua (dai a importância de raspagem da mesma).
Algumas doenças como sinusite, corrimento nasal posterior, podem também dar mau hálito. As doenças do estômago, o refluxo gástrico, as síndromes de má absorção e a diabetes podem também dar halitose, mas é muito mais raro.
Alguns alimentos como o alho, cebola, álcool ou medicamentos e ainda o tabaco desencadeiam halitose.
Outra causa de halitose pode ser a quantidade de ingestão de líquidos e a existência de pouca saliva. De manhã ao acordar, ou após muitas horas de jejum durante o dia, pode ter-se mau hálito. Beba muita água. Além de ter os seus rins a funcionar bem, contribuir para não ganhar peso, eliminar toxinas, etc, ela é importante para o controlo da halitose.
Lave os dentes, utilize fio dentário e um raspador de língua.
O seu Médico Dentista é a pessoa indicada para o diagnóstico da sua halitose. Poderá ainda orientá-lo para outra especialidade caso se suspeite de halitose de outra causa diferente da cavidade oral.

MORADA

 Av. Vasco da Gama nº11, 2840-745 Seixal

CONTACTOS

Telefone: 212 215 306

Telemóvel: 913 080 555

Email: clinicarisoral@gmail.com                                                          

   

HORÁRIO

Dias úteis das 8:00h às 21:00h

Sábados das 9:00h às 13:00h