ORTODONTIA

 

Dentro da Medicina Dentária a Ortodontia dedica-se ao estudo e tratamento das anomalias da posição dos dentes e maxilares. Apesar da maioria dos pacientes procurarem o tratamento por motivos estéticos, o objectivo do tratamento é a resolução não só da estética dentária e facial mas dar ao paciente uma estabilidade da articulação entre os dentes superiores e inferiores, de forma a haver proteção contra traumatismos dentários e distribuição das forças mastigatorias, aumentando a longevidade dos dentes e protegendo a articulação têmporo-mandibular.

Antes

Depois

PRIMEIRA CONSULTA

Antes da colocação de qualquer aparelho é necessário marcar uma consulta onde se faça a história clínica, fotografias da face e das arcadas dentárias, modelos dos dentes em gesso, exames radiográficos e, geralmente, uma ortopantomografia e uma telerradiografia. Relativamente à história clínica é muito importante saber como respira, se tem alergias, etc. Nas crianças saber se há hábitos de uso de chupeta, de chuchar no dedo, entre outros. As fotografias, modelos e radiografias servirão para se fazer o estudo ortodôntico do seu caso, apresentar o/os planos de tratamento e respectivo orçamento.

APARELHOS FIXOS

Existem dois tipos de aparelhos: fixos e removíveis  Um aparelho ortodôntico fixo é  constituído por pequenas peças coladas aos dentes, chamadas brackets. Estes já têm incorporada uma “memória” de inclinação e angulação a dar aos dentes. Nos brackets encaixa um arco metálico, responsável pela aplicação da força sobre cada dente. Os aparelhos fixos podem ser metálicos ou cerâmicos. A avaliação e prescrição do aparelho indicado para si dependem do estudo ortodôntico prévio.

APARELHOS ORTOPÉDICOS E FUNCIONAIS

A utilização de aparelhos removíveis para tratamento das más posições dentárias está limitada a crianças ou adolescentes em fase de crescimento, em casos em que pretendemos pequenas correcções dentárias ou então uma acção ortopédica e /ou funcional. Os aparelhos ortopédicos/funcionais alteram a actividade muscular e podem corrigir alterações do desvio do crescimento maxilar. Nalguns casos os aparelhos ortopedicos podem ser fixos.

Os alinhados (Invisalign) são aparelhos removíveis,  transparentes, elaborados após  consulta de ortodontia. São  feitas impressões das arcadas dentárias, sendo depois enviadas para um laboratório nos EUA, onde são fabricados uma série de  “alinhadores” que o doente muda a cada três semanas, de forma a ir guiando os dentes para as posições desejadas. Não têm indicação para todo o tipo de más posiçōes dos dentes.

MORADA

 Av. Vasco da Gama nº11, 2840-745 Seixal

CONTACTOS

Telefone: 212 215 306

Telemóvel: 913 080 555

Email: clinicarisoral@gmail.com                                                          

   

HORÁRIO

Dias úteis das 8:00h às 21:00h

Sábados das 9:00h às 13:00h