Oclusão

A oclusão dentária é a forma como os dentes se encaixam entre si. Podemos ter uma arcada superior e inferior bem alinhadas, mas se não se articularem de forma correcta teremos uma má-oclusão. É esta oclusão ideal que faz com que haja uma correcta função de mastigação, fonação, deglutição e estética. A má-oclusão dentária pode levar à alteração de uma ou todas estas funções , ou, nalguns casos, à disfunção da articulação temporo-mandibular(DTM).

A DTM é a afecção resultante do funcionamento anormal dos músculos da mastigação, da articulação têmporo-mandibular (ATM), de estruturas associadas ou ambas. Pode provocar dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares (estalidos), zumbidos, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação. Uma das doenças que pode causar DTM é o Bruxismo (ranger os dentes).

MIORELAXAMENTO

São aparelhos que se usam durante a noite. O principal objectivo é evitar o contacto entre os dentes, permitindo que contactem com acrílico. Nestas placas é efectuada uma relação inter-maxilar ideal pelo ajuste personalizado do aparelho. Sendo o acrílico mais macio que o esmalte, o desgaste acaba por ser no primeiro, protegendo assim os dentes do paciente.

BRUXISMO

É um hábito parafuncional e inconsciente. Pode ser diurno e/ou nocturno. O diurno está associado a hábitos repetitivos como roer as unhas, lápis, mascar pastilha elástica, ranger os dentes, má postura. 

O bruxismo nocturno trata-se de um distúrbio do sono em que existe o ranger dos dentes mas também microdespertares, aumentos da frequência respiratória e cardíaca e movimentos corporais.

Trata-se de uma patologia muito associada ao stress, pelo que uma grande parte da população é afectada, sem no entanto ter consciência, nomeadamente no bruxismo nocturno, pois ninguém se ouve a ranger os dentes.

blank
Por norma o paciente só se apercebe se alguém constata que range os dentes, ou quando começa a ver os seus dentes ficarem curtos (pelo desgaste). O Médico Dentista tem um papel fundamental já que pode verificar a existência de bruxismo através de facetas de desgaste, sintomas como a tensão muscular ou dores de cabeça do tipo enxaqueca, resultantes da tensão existente.

O ranger os dentes durante a fase de dentição decídua, até aos 6 anos, é fisiológico e pode ser encarada como uma medida fisiológica que visa o normal desenvolvimento dos maxilares e a exfoliação dentária, não devendo os pais preocupar-se com o ruído, especialmente durante a noite. A partir da erupção do primeiro molar definitivo, e especialmente em adolescentes e adultos deverá ser encarado como uma patologia, para que se possa actuar o quanto antes.

Nestas situações torna-se necessário restaurar os dentes desgastados através de prótese fixa ou de restaurações directas. O objectivo será o de restabelecer a estrutura dentária perdida com o desgaste, a função, o equilíbrio e a estética.

O desporto, a boa postura, terapias de relaxamento e os bons hábitos de vida são fundamentais, já que o stress é uma das causas. Tratando-se de uma patologia multi-factorial todos os pormenores deverão ser tidos em conta.

Marque a sua consulta

rigor, empenho, entrega e transparência total
Scroll to Top